Páginas

domingo, 6 de outubro de 2013

Alimentação do bebê até os 9 meses - horários


Essa tabela de horários para alimentar os bebês dos 0 aos 9 meses está no livro rosa da Tracy Hogg, a Encantadora de Bebês. Eu tirei do blog da Noob Mommy. Serve tanto para quem amamenta (LM), quanto para quem dá fórmula (LA). Deixo bem claro que eu sou totalmente a favor do aleitamento materno, pelo maior tempo que você conseguir (eu consegui 4 meses e tirei um pouco na bombinha até quase o 6o mês).

Os 3 primeiros dias

Mamadeira: 30ml de água + 2 colheres medida de fórmula (a cada 2 horas)
Aleitamento: 1º dia - 5 min. em cada mama (o dia todo, sempre que o bebê quiser); 2º dia - 10 min. em cada mama (a cada 2 horas) ; 3º dia - 15 min. em cada mama (cada 2 1/2 horas), 4º dia - em geral é neste dia que o leite "desce" - a Tracy recomenda esvaziar primeiro um peito para depois passar para o outro (cada 2 1/2 horas) - isso é importante porque senão o seu bebê não toma o leite "gordinho" (falarei mais sobre isso noutro post).
Mães que amamentam devem dar o peito com freqüência para que o leite passe a fluir e também para garantir a "produção".

Aqui vou fazer um comentário: sou a favor da livre demanda, então acho que os intervalos sugeridos pela Tracy devem ser desconsiderados. Livre demanda é dar o peito sempre que você achar que seu bebê tem fome (vale checar a fralda antes pra ver se ele não está chorando por isso) e pelo tempo que ele quiser ficar no peito. Na primeira semana o normal vai ser você passar dia e noite com o bebê pendurado na teta, bem assim. Eu fiquei chocada, ninguém tinha me dito isso e eu chorava achando que eu, ou minha filha, tivéssemos algum problema, mas é perfeitamente normal (embora não vá ser, necessariamente, agradável).

Até 6 semanas

Mamadeira: 60 a 150ml por mamadeira (7 ou 8 refeições por dia) - sugiro ler as sugestões da embalagem de fórmula ou perguntar ao/à pediatra.
Amamentação: até 45 minutos por peito.
Alimentar a cada 2 1/2 - 3 horas durante o dia, alimentação cluster no início da noite (alimentação em intervalos de duas horas no início da noite, às 5 e 7 ou 6 e 8 - 17 e 19h ou 18 e 20h)
"Mamadeira dos Sonhos" (MDS) para seu bebê entre às 22 ou 23h. Isto significa alimentar seu bebê enquanto ele está dormindo. Não falar, acender as luzes, ou trocar a fralda. Apenas alimentar e colocar o bebê de volta no berço.

Segundo a Tracy, a partir de 6 semanas os bebês são capazes de ir 4-5 horas durante a noite, dependendo do peso e temperamento. Não foi o caso da minha e pode não ser o caso do seu bebê, é melhor não tentar forçá-lo a dormir mais enchendo de mamadeira.

Das 6 semanas até os 4 meses

Mamadeira : 120 a 180ml por mamadeira (6 mamadeiras por dia + MDS)
Amamentação: até 30 minutos em cada peito.
Alimente a cada 3 - 3 1/2 horas, às 16 semanas, o bebê deve ser capaz de passar 6-8 horas durante a noite. Não continue fazendo o cluster feed após 8 semanas.
A meta deve ser aumentar o tempo entre as mamadas durante o dia, de modo que aos 4 meses, seu bebê dura cerca de 4 horas entre as mamadas. Exceção para os bebês passando por um pico de crescimento, prematuros ou com necessidades especiais.

4 - 6 meses

Mamadeira : 150 a 240ml (5 mamadeiras por dia + MDS)
Amamentação: até 20 minutos por peito.
Alimente a cada 4 horas, o bebê deve ser capaz de ir 10 horas durante a noite.
Entre 4 e 6 meses, os apetites de alguns bebês são afetados pela dentição e sua nova mobilidade. Assim, eles podem comer menos (e também dormir menos, na minha opinião e pelo que eu ouvi de várias amigas com filhos).

6 - 9 meses

Mamadeira: 5 refeições por dia, incluindo sólidos. Ingestão total de líquidos e sólidos é tipicamente de 960 a 1440ml ao dia. O consumo de líquidos diminui pela quantidade de sólidos bebê está comendo. 
Amamentação: Dar comida em primeiro lugar e, em seguida, a mamadeira ou 10 min. no peito. E, geral, bebês maiores amamentam mais rápido e de maneira mais eficaz porque têm mais força para sugar.

E como fica isso numa rotina diária?

Rotina típica :
07:00 - mamadeira ou peito
08:30 - Sólidos "café da manhã"
11:00 - peito ou mamadeira
12:30 - Sólidos " almoço "
03:00 - mamadeira ou peito
05:30 - Sólidos " jantar "
7: 30 - peito ou a mamadeira antes de dormir.

Aqui em casa a coisa é um pouco diferente. Minha bebê tem 8 meses e eu recém vou começar a dar o jantar, ainda não sei bem como fazer para não ficar muito em cima da mamadeira antes de dormir, porque ela dorme antes das 19h. A minha rotina de alimentação é mais ou menos assim:

7h - mamadeira
9h - papinha de fruta
12h - almoço
16h - mamadeira
18:30 - mamadeira

Acho que provavelmente o "jantar" vai ser lá pelas 16h, assim não fica tão em cima da mamadeira de antes de dormir.

E como é na sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário