Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cluster feeding e a mamadeira dos sonhos (MDS) - método da Encantadora


O que todo pai e mãe querem? Um filho feliz? Não. Que o filho durma a noite toda. Tá, e que também seja feliz, de preferência.

O problema, a meu ver, é que tem gente querendo que bebês de dias de vida saiam dormindo ao menos 8h por noite, o que, sinceramente, não acontece. Uma das coisas que a Tracy Hogg, a Encantadora de Bebês deixa bem claro, em seu livro azul (Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês) é que você tem que respeitar o tempo do seu bebê, não ficar forçando-o a adaptar-se a uma rotina rígida ou regras rígidas. Não só respeitar o tempo do seu bebê, como respeitar o seu bebê. Ele, acredite você ou não, é uma pessoa. (E pela lei, tem direitos e deveres, como qualquer cidadão, ainda que, no caso, os deveres acabem recaindo sobre os pais até que ele chegue à puberdade).

A Encantadora sugere algumas coisas para fazer seu bebê dormir a noite toda, o que, dependendo da idade, podem ser de 5 a 6 horas seguidas.

Nos primeiros dias, depois que você chega do hospital com o bebê nos braços, pode ser que ele durma bastante e você pense: que maravilha, meu filho é um anjo. Mas logo você vai entrar na rotina de 3 em 3h (no meu caso, de 2 em 2h) e a falta de sono, digo, falta de dormir porque o sono tá sempre sobrando, vai acabar com você. Sim, isso mesmo: acabar com você.

O primeiro mês de vida de um bebê é punk. Ao menos pra mim foi, e sei que pra muitas amigas noob mães também foi igualmente difícil e estressante. É tanta novidade, pra mãe, pai e bebê, que é difícil segurar a onda. Ser responsável por um serzinho tão pequeno, amamentar, cuidar, etc e ficar praticamente sem dormir testam todos os limites de um ser humano.

Mas se você sobrevive ao primeiro mês (e, com sorte, sobrevive), aos poucos você começa a ficar mais tranquila e a colocar um pouco de ordem no caos. Se você seguir a rotina EASY (acrônimo para fácil, em inglês) da Encantadora de Bebês, também ajuda. Mas hoje eu não vou falar sobre a rotina, e sim sobre duas sugestões que a Tracy dá para tentar fazer os bebês dormirem a noite toda (o que poderia acontecer lá pelo final do 2o mês).

Ela sugere o cluster feed (eu não sei como ficou isso na tradução porque eu li o livro em inglês) e a mamadeira dos sonhos (MDS para os íntimos). 

O que é o cluster feed? É diminuir o espaço entre as mamadas, em vez das 3 em 3h habituais, ao final do dia, a partir das 17h, dar mamadeira de 2 em 2h, até às 22 ou 23h, quando então se daria a MDS (a gente chamava de mamadeirão aqui em casa). Eu realmente não sei como funcionaria para quem amamenta no peito, quando eu amamentei a noobaby dormia muito e eu tinha que ficar acordando-a, era bem difícil. Mas a mamadeira, nesse aspecto, é bem mais fácil.

Pois bem. A noobaby acordava de 3 em 3h para mamar a partir do 3o mês de vida. Antes disso era de 2 em 2h, no peito e na mamadeira, e sempre foi complicado pra mim amamentar. No começo a pega estava incorreta e depois ela tinha esse problema de dormir ou então ficava impaciente por ter de fazer força para mamar e tentamos diversas coisas, inclusive tomei remédios para produzir mais leite (contei um pouco da minha saga aqui).

Agora não lembro bem, mas acredito que começamos a tentar o cluster feed e a MDS quando a bebê estava com uns 4 meses. Nessa época mamava às 23h, depois às 2h e depois às 4h e acordava às 6/6:30h. Ela sempre foi dormir bem cedo, aos 4 meses ia dormir lá pelas 17:30 e não acordava. Explico: ela "acordava" para mamar, mas eu sempre me adiantava, quando ela começava a dar sinais de que ia chorar de fome, eu já a pegava e dava a mamadeira, assim, ela não chegava a acordar realmente, mamava e seguia dormindo. Não trocava ela à noite, a não ser que fizesse cocô. Até hoje, aliás, só trocamos à noite se ela acordar e se tiver feito o "número 2" (depois eu conto sobre as fraldas).

Então começamos a fazer assim: mamadeira antes de dormir, às 17h, depois de novo às 19h e depois de novo às 22:30/23h. Fizemos isso pra ver se ela ia das 23h até umas 5h, pelo menos. Mas o que aconteceu foi que ela continuou acordando de madrugada, as duas vezes que ela acordava antes da gente começar a técnica da Tracy (2 e 4h) e, o pior, pareceu que ela foi ficando acostumada a comer mais e eu já estava arrancando os cabelos achando que estava tornando minha filha uma obesa. Tem várias mães aí que adoram a Tracy como eu, mas que, ao contrário de mim, seguem todas as dicas e juram de pés juntos que a MDS é a melhor coisa que tem.

Bom, pra mim não funcionou. Fizemos isso umas 3 semanas e aí decidimos parar e continuar no ritmo da noobaby. Mais ou menos nessa época eu li o livro do Dr. Weissbluth (Healthy Sleep Habits, Happy Child - Hábitos de dormir saudáveis, criança feliz, livro sem tradução para o português) e ele diz, com todas as letras, que encher a barriga do seu filho não vai fazê-lo dormir mais. Entendi como uma crítica direta dele à Tracy, e tive que concordar nesse ponto, porque pra nós, não funcionou ficar tentando "encher o tanque" da bebê.

Noobaby foi indo no ritmo dela, um ritmo bem parecido com o que o Dr. Weissbluth narra no livro dele. Passou de duas mamadas na madrugada para uma (em vez de 2 e 4h, passou para 3:30) e, aos 5 meses quase para 6, passou a dormir a noite toda, inclusive sem a mamadeira das 23h.

Não vou dizer para você não usar o método da Tracy, porque tem muita gente que ama e diz que funciona super bem. Mas nesse ponto eu concordo mais com o Dr. Weissbluth, que recomenda colocar o bebê pra dormir bem cedo, atendê-lo quando ele tem fome, e cuidar para que ele tire as sonecas adequadas para a idade durante o dia (até os 6 meses ao menos 3 sonecas por dia e depois disso 2 ou 3 até um ano de idade, quando a maioria dos bebês passa para apenas 1 soneca por dia).

Atualmente, como eu disse no post de estréia, a noobaby dorme das 18:30/19h até às 6 da manhã sem interrupções. Mesmo quando nasceram os 2 primeiros dentes, ainda bem, ela não teve problemas com o sono noturno (mas com o diurno, sim). Agora estão para nascer mais dentes, mas o soninho noturno dela continua bom, porque temos uma rotina estruturada e nosso ritualzinho do sono (falo mais sobre isso noutro post).

E ela ainda não janta comida, só toma mamadeira antes de dormir, lá pelas 18/18:30. Eu troco a fralda ANTES de dar a última mamadeira, porque ela não faz número 2 nesse horário, e aí ela vai com a mesma fralda até de manhã.

E você, experimentou esse método? Funcionou? Quero saber como foi.


4 comentários:

  1. Vou te dizer é bem difícil mesmo. Minha bebe está com 5 meses e meio e tb acorda de 3 em 3hs. Já tentei essa técnica da encantadora e não funcionou. Achava que era pq eu sempre amamentei apenas, sem mamadeira, mas não. Comecei a tentar com mamadeira dos sonhos e nada. Acho que ela já se acostumou a acordar e a comer mais tb...vamos levando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o importante é acompanhar o ritmo da sua filha. Imagino o quão cansada você está, mas que bom que consegue manter a amamentação, quanto mais tempo melhor. O mantra de toda mãe é "vai passar"... talvez quando você introduzir os sólidos ela comece a dormir mais. Boa sorte! Beijos!

      Excluir
    2. Acho muito válido colocar uma rotina para os bebês, desde cedo é preciso conhecer regras, minha filha tem 3 meses e estou colocando rotina a 1 mês.
      Gosto do método da TH porém acho que a rotina tem que ser de acordo com a rotina da casa e como for mais fácil para os pais, porém no ponto ALIMENTAÇÃO acredito que é difícil segurar a fome. Minha filha ainda mama de 3 em e horas (mamadeira) porém a noite ela acorda para mamar...espero que com o passar do tempo e com a introdução de comidinhas sólidas ela mude.

      Excluir
    3. Oi, Rosana, rotina é super importante. Mesmo que você não consiga seguir a sugestão da Tracy e fazer o EASY, o mais importante é que a rotina exista, a vida fica bem mais fácil. E quanto à alimentação, bebês assim pequenos precisam mesmo mamar, eu desisti de forçar e a minha pequena foi aumentando os intervalos das mamadas naturalmente. Obrigada pela visita!

      Excluir