Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Linguagem de sinais para bebês

Clique para assistir ao vídeo

Noobpai e eu estamos ensinando linguagem de sinais para noobaby. Começamos há 2 meses atrás. Até agora ela não sinalizou de volta, mas segundo a Noob Mommy, as filhas delas começaram aos 10 meses.

Quem veio com essa foi ele. Pesquisando descobriu que algumas pesquisas indicam que bebês que aprendem linguagem de sinais aprendem a falar mais cedo e têm um vocabulário maior. Fora que é ótimo pensar em poder se comunicar com seu bebê, mesmo que ele não possa falar. É lindo ver os vídeos dos bebês usando sinais, inclusive para "falar" frases!

No livro que compramos "Baby Sign Language Basics", a autora fala que se pode começar aos 4 meses. Nós começamos aos 6 meses. Eu acho que a noobaby já entende a maioria dos sinais. Ainda estamos nos básicos: leite, mais, água, mamãe, papai, vovó, tia, brinquedo, passear, comer, dormir, trocar fralda e tomar banho. O ideal é ir expandindo conforme ela começar a usar os sinais.

É uma maneira de fortalecer os laços com seu bebê e também de se divertir. Estou eu aprendendo linguagem de sinais. Não é libras, a linguagem de sinais brasileira, porque todos os livros disponíveis são em inglês, então estamos aprendendo linguagem de sinais americana. Mas quem sabe libras pode muito bem usar com seu bebê.

Todos os sites e livros que consultamos dizem que é muito bom para evitar ataques de fúria dos bebês, já que eles podem dizer o que querem através dos sinais, tornando a comunicação muito mais fácil. Por enquanto estamos eu e noobpai e também as vovós (porque eu boto MUITA pressão) sinalizando sem receber resposta, mas, espero, logo noobaby começara a responder e eu volto pra contar.

Já tem gente me criticando, claro. Me achando a ridícula. Mas a pedi ficou super interessada no assunto e eu tenho certeza que vai ajudar a noobaby a se comunicar melhor.

Aqui tem mais informações (em inglês) e aqui tem flashcards gratuitos pra baixar e imprimir. Aqui tem algumas informações em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário