Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Receitas de papinhas salgadas


As primeiras papinhas salgadas da noobaby foram sopas cremosas. Em geral eu faço a sopa com um pedaço de carne de gado ou frango, cebola, alho, cenoura, batata, espinafre, couve, e moranga (abóbora). Às vezes coloco arroz. Antes eu batia tudo no liquificador, sem a carne. Agora eu bato a carne e as folhas no liquidificador, e o resto eu amasso com o garfo e depois misturo tudo de novo. Não coloco sal. Mas já coloquei coentro e também alecrim, cominho e manjericão.

Agora tenho feito purês de chuchu, beterraba, mandioca, mandioquinha com brócolis, feijão e arroz, carne com legumes...

Achei esse site Weelicious que tem umas receitas bem legais. É bom pra dar idéias, senão eu acabo ficando sempre na mesma coisa. De lá tirei essas receitas:

Puré de feijão com pimentão vermelho - minha pediatra disse pra dar feijão azuki, que é um feijão pequeninho que cozinha em panela comum em 30 minutos. Tem gente que não gosta, mas eu adorei, achei super fácil de fazer (por que eu MORRO de medo de panela de pressão), e posso dar o feijão todo pra noobaby, não só o caldinho. Acho que só tem que observar a questão do pimentão, porque tem gente que é alérgica e pode ser o caso do seu bebê.

Purê Italiano - uma abobrinha zucchini cortada em pedaços, algumas flores de brócolis, 1/4 de xícara de tomates picados (sem sementes e sem pele), e... queijo. Bom, os americanos, pelo que eu vi, começam a dar queijo para os bebês tão logo estes começam a comer. Por aqui a recomendação é não dar antes de um ano de idade. Então eu tiraria o queijo e acrescentaria uma colherinha de farinha de aveia e mais uma de azeite de oliva. Os vegetais são cozidos, de preferência no vapor, e depois você passa na peneira ou amassa com o garfo.

Purê de vegetais com filezinho de peixe branco - compre um peixe que venha sem espinhas, naturalmente. Os vegetais: batata, cenoura e ervilhas. Cozinhe tudo, amasse. Eu usaria coentro ou cominho para temperar, uma pitadinha.

Pudim de batata doce - essa achei bem interessante: coloque uma batata doce para assar. Depois de assada, remova a casca, pique em pedaços, misture com uma clara de ovo, uma pitada de canela, e 1/4 de xícara de leite de arroz ou de amêndoas. Coloque a mistura num ramekim e leve ao forno para assar, em banho maria, por 30 minutos (fogo baixo). Pergunte ao pediatra se o seu bebê pode comer ovos. Minha pedi liberou ovos aos 6 meses.

Da pra fazer guacamole também, apenas cozinhe o tomate e a cebola antes de acrescentar ao abacate amassado com um garfo. E coloque uma colherinha de azeite de oliva.

Outras idéias: salmão com tomate, batata doce e cenoura; frango com maçã, batata doce, tomate e manjericão; frango com abobrinha zucchini e espinafre; alho poró com batata doce e couve-flor.

PS. Essas idéias são todas para bebês maiores de 6 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário