Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Wonder Weeks: semanas do "barulho"

Das coisas sobre bebês que eu tenho lido, uma das mais interessantes é a teoria das Wonder Weeks, que vou traduzir por "semanas do barulho". Formulada por 2 psicólogos holandeses, essa teoria explica por quê os bebês têm seus momentos difíceis: durante os primeiros 20 meses de vida, os bebês passam por radicais transformações mentais, que eles dividem em 10 mudanças ou saltos de desenvolvimento mental (não confundir com picos de crescimento).

O que eles dizem:

"Não é sua imaginação, todos os bebês passam por um período difícil em torno da mesma idade. A pesquisa mostrou que os bebês fazem 10 grandes, previsíveis alterações mentais ligadas à idade - ou saltos mentais (mental leaps) - durante os primeiros 20 meses de suas vidas. Durante esse tempo, eles vão aprender mais do que em qualquer outro momento. A cada salto vem uma mudança drástica no desenvolvimento mental do bebê, o que afeta não só o seu humor, mas também a sua saúde, inteligência, padrões de sono e os "três C's" (choro, apego e irritabilidade - crying, clinging and crankiness, em inglês).

Os bebês choram durante um salto  porque eles atingiram um novo passo radical em seu desenvolvimento mental. Isso é bom, dá-lhes a oportunidade de aprender coisas novas. O comportamento "difícil" é, na verdade, um sinal de que um grande progresso está em andamento.

Como os picos de crescimento físico que uma criança faz, o desenvolvimento mental das crianças também é feito com saltos. Pesquisas neurológicas mostraram que esses saltos são acompanhados por mudanças no cérebro. As Semanas do Barulho, desenvolvida pelos pesquisadores holandeses Hetty van de Rijt e Frans X. Plooij , descreve em termos de fácil compreensão as mudanças no desenvolvimento que todos os bebês passam durante os primeiros 20 meses de vida".

O quadro das semanas é bem útil pra entender essas mudanças e saber o motivo do seu anjinho ter virado um serzinho possuído de um dia para o outro.



As semanas são as seguintes:

5a semana de vida - salto mental 1: mundo de sensações - nessa semana o bebê começa a perceber melhor as sensações: frio, calor, fome...
8a semana de vida - salto mental 2: mundo dos padrões - nessa semana o bebê começa a notar padrões nas coisas ao redor dele, bem como a perceber seus próprios pés e mãos. Nessa fase começa a praticar movimentos intencionais com as mãos.
12a semana de vida - salto mental 3: mundo das transições - nessa semana o bebê começa a perceber as mudanças ao redor dele, como o gato que passa e uma hora está ali e outra não, a mudança da luz do dia, etc.
19a semana de vida - salto mental 4: mundo dos eventos - nessa semana o bebê começa a perceber causa e consequência. Por exemplo, se uma bola de borracha é atirada no chão, ela quica. O bebê começa a associar causas e efeitos.
26a semana de vida - salto mental 5: mundo dos relacionamentos - nessa semana o bebê começa a perceber distância e a perceber quando a mãe se afasta dele.
37a semana de vida - salto mental 6: mundo das categorias - nessa semana, ou em torno dela, você vai perceber que seu bebê começa a tentar novas coisas. Alguns experimentos podem ser até mesmo metódicos. Esses experimentos servem pro seu beber começar a categorizar o mundo, por exemplo, ele vai perceber que uma banana é diferente de uma sopa, mas que ambos são comida.
46a semana de vida - salto mental 7: mundo das consequências - bebês são bagunceiros por natureza. Até agora você já deve ter visto seu bebê atirar, bater, amassar tudo o que passou pela frente dele. E agora, para sua surpresa, ele vai tentar fazer o oposto, que é começar a organizar as coisas ao redor. Agora brinquedos de encaixar vão fazer muito sucesso!
55a semana de vida - salto mental 8: mundo dos programas - ao fazer um ano, você vai ver que seu bebê vai deixar de ser um bebê e ganhar um novo entendimento do mundo. Programas nesse contexto significam situações de "se, então". Seu bebê vai perceber que se faz tal coisa, acontece outra, mas, ao contrário da fase das consequências, ele vai também perceber que nem sempre as mesmas ações têm o mesmo resultado.
64a semana de vida - salto mental 9: do faz-de-conta à birra - nessa fase os bebês começam a conhecer melhor o mundo, ganham mais habilidade com as coisas e com o uso da linguagem, imitam outras pessoas, praticam emoções, começa a pensar em situações futuras, começa a exigir coisas, começa a se tornar agressivo, consegue distinguir entre o "seu" e o "meu", nessa época também gostam de brincar de faz-de-conta e fazem as famosas birras.
75a semana de vida - salto mental 10: mundo dos sistemas - acontece por volta dos 17 meses e é aqui que a criança começa a desenvolver uma consciência sobre suas próprias ações e a formar o que mais adiante chamamos de caráter. Agora a criança também percebe que as pessoas são diferentes e consegue ter empatia, ou seja, consegue se colocar no lugar dos outros.

Esse quadrinho acima serve bem pra lidar com as semanas em que a noobaby tá meio "rançosa" e eu antes não sabia o por quê. Claro que eu gostaria de ler o livro para saber mais, mas essa informação já é um começo e deixa a gente mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário