Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como fazer seu bebê dormir a noite toda 1


Essa é a questão chave da vida de pai e mãe: como fazer aquele anjinho engatar a marcha rumo à terra dos sonhos e dormir ao menos umas 6h seguidas durante a noite. Muita gente me diz que eu tenho "sorte" porque a noobaby dorme das 18:30/19 até às 6 da manhã do dia seguinte, mas não tem nada de sorte nisso e sim muito esforço.

Esforço em criar e manter uma rotina pra ela. Esforço para que ela tire as sonecas durante o dia mais ou menos nos mesmos horários e por mais de 45 minutos. Esforço para aguentar o choro. Enfim... não foi super fácil, mas também não foi muito difícil. Participo de alguns grupos de mães no facebook e acho que o problema da maioria das pessoas é que elas se comportam com relação aos filhos como se comportam com relação às dietas: querem milagres e resultados imediatos. Sinto dizer, tanto para os filhos como para a dieta, no pain, no gain (sem dor, sem resultado).

Tem um livro bem famoso chamado The No-Cry Sleep Solution, da americana Elizabeth Pantley. Foi um dos primeiros sobre sono que eu li, ainda grávida, pensando que poderia usar os conselhos tão logo minha filha nascesse. Bom, de todos os livros que eu li, foi um dos que eu achei menos úteis. Um, porque, ao contrário do alega a autora, os bebês choram, sim. Mesmo que você siga todos os passos que ela dá. E, dois, porque ela não centra tanto nas questões do sono, mais fica falando muito sobre attachment parenting e cama compartilhada, que não são o foco do livro. Irritou-me um pouco ela ficar dizendo que os filhos dela dormiam na cama com ela, mas que o ideal seria que não dormissem. Pra mim, ficou parecendo que ela não tinha afinal decidido o que era bom.

Eu sou contra a cama compartilhada, principalmente pelo risco de SIDs (síndrome da morte súbita infantil), bem como de machucar o bebê ou deixá-lo cair da cama (aconteceu com uma conhecida e o bebê teve traumatismo craniano. Ele está bem agora, mas não sei se a mãe um dia vai se recuperar dessa culpa). Depois, acho que ninguém dorme bem desse jeito, nem os pais, nem o bebê.

Muita gente adora esse livro e achou-o super útil. É aquilo: não tem um livro ideal que vá servir para todos os bebês. Esse não serviu para nós.

Para bebês bem pequenos a coisa mais eficiente que encontramos foram as dicas do Dr. Karp. Passou até no programa de tv da Globo, o Fantástico. Ele tem um livro chamado O Bebê mais Alegre do Pedaço (The Happiest Baby on the Block) no qual ele ensina o método dele que contém 5 fases: 1. swaddle (fazer o charutinho com o bebê, deixá-lo bem enroladinho de maneira que não possa mexer os braços); 2. Shhhh (fazer shhh ou usar ruído branco para fazê-lo dormir... no começo, quase gastamos os beiços de tanto fazer shhhh shhh pra noobaby); 3. colocar o bebê de lado ou de barriga para baixo (apenas para acalmá-lo, para dormir ele deve SEMPRE dormir de barriga para cima por causa do risco de SIDs); 4. embalar (é preciso ver o vídeo dele porque não é o embalar que a gente pensa) e 5. o uso da chupeta (ele recomenda que se use apenas para dormir).

No que diz respeito ao sono dos bebês, a polêmica sempre gira em torno do "deixar chorar" (cry-it-out ou CIO). Acontece que, conosco ao menos, mesmo embalando, mesmo ficando no quarto, mesmo pegando no colo, quando minha filha estava super cansada, ela chorava muito. E quanto mais a gente se esforçava para fazê-la parar de chorar, mais ela chorava. Então eu decidi ir atrás de outros métodos, inclusive o CIO, que é supostamente o método do Dr. Ferber, que a Elizabeth Pantley e a Tracy Hogg (a Encantadora de Bebês), tanto falam mal.

Muita gente diz que deixar seu filho chorando quebra o vínculo de confiança dele em você e faz com que ele cresça uma criança insegura e problemática. Mas a verdade é que não existem estudos comprovando essas alegações. Existe uma psicóloga norte-americana que defende tais efeitos, num estudo em que ela cita ela mesma. Não achei confiável. Quebra de confiança e problemas de insegurança dentre outros, na minha opinião, serão gerados em lares onde a criança é constantemente maltratada ou ignorada. Não acho que esse seja o caso de quem quer ensinar o bebê a dormir sozinho e bem. Até porque, ao contrário do que muitos pensam, o deixar chorar não é simplesmente colocar a criança no berço, fechar a porta e ir embora.

O sono, o dormir, como toda e qualquer coisa, deve ser ensinado ao bebê. Ele não sabe dormir, assim como não sabe mamar direito de começo, assim como não sabe quase nada, na verdade, agindo logo que nasce na base de reflexos instintivos. As demais habilidades precisam ser ensinadas e treinadas.

A gente começou o treinamento do sono, como eu chamo, lá pelos 3 meses. Fomos experimentando muita coisa. Mas hoje a situação está maravilhosa. Brinquei com meu marido que temos que dar um diploma de mestre do sono pra nossa filha. Hoje, por exemplo, ela acordou no meio da soneca da tarde. Fui até o quarto, dei o bico (chupeta) pra ela (que ela só usa para dormir), disse que ela ainda estava com sono e que deveria dormir mais e saí do quarto. Voltei em uns 2 minutos e ela tinha adormecido de novo, sozinha (e sem choro)!

Claro, ainda temos um "problema": minha filha não dorme na rua a não ser estando muito cansada. Também só dorme no carro se estiver caindo de sono. Mas eu acho que, se eu só consigo dormir na minha cama, ela também tem o direito de querer só dormir na cama dela, então restringimos os passeios para os intervalos das sonecas, ou se formos sair todo o dia, voltamos cedo pra casa e a colocamos para dormir mais cedo (tipo 17:30). Funciona praticamente sempre.

Um dos livros que eu achei mais úteis foi o do Dr. Weissbluth, um pediatra norte-americano especializado em sono. Embora o método que ele pregue como mais eficaz para que a criança aprenda a dormir sozinha seja o deixar chorar puro (que ele chama de extinction - extinção), as partes nas quais ele vai descrevendo o sono dos bebê do nascimento até 1 ano, quase mês a mês são muito informativas e aplicáveis na prática. Não fiz o extinction com a noobaby. Um dia só eu a deixei chorando com a porta fechada e foi absolutamente horrível, mesmo ela tendo chorado apenas 5 minutos (5 minutos de choro de um bebê é uma eternidade) e depois tenha dormido sozinha. Passei pra uma mistura do método do Dr. Ferber (choro controlado) com as dicas da Tracy Hogg (fazer shhhhh e dar tapinhas nas costas), que depois vou explicar melhor.

Tem gente que diz que devemos acostumar noobaby a dormir em qualquer lugar. Eu não acho. Uma coisa que o Dr. Weissbluth diz no livro dele (Healthy Sleep Habits, Happy Child - Hábitos de sono saudáveis, criança feliz) é que as crianças não têm que ser portáteis e serem carregadas pra todos os lados como se fossem acessórios. Você quis ter um filho e tem que cuidar dele, inclusive do sono dele.

É chato não poder sair pra lá e pra cá? É. Mas não tão chato quanto pensar que minha filha não descansa direito por minha causa ou fazê-la sofrer, chorando de tão cansada. Prefiro o bem estar dela. Vou escrever mais posts sobre assunto, tentanto resumir o livro do Dr. Weissbluth, as técnicas da Encantadora de Bebês e as técnicas do Dr. Ferber. E aí você usa o que servir pra você e seu filho.

4 comentários:

  1. O meu pequeno também não dormia na rua, mas tirando algumas noites de cólica, sempre dormiu como um anjo das 20h até 9h, aproximadamente. Hoje, ele está com seis anos, escuto as mães de colegas dele dizendo que as crianças custam a dormir, acordam no meio da noite... O meu filho vai para cama as 20h e acorda as 6h30min para ir para a escola. Depois de bebê, se acordou duas ou três vezes à noite, foi muito.
    Eu acredito que não exista regra, mas que um ambiente tranquilo e sentir-se seguro, querido, fazem uma diferença enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é regra, é rotina. E cuidar do sono do bebê é fazer exatamente o que tu disse: proporcionar um ambiente tranquilo, onde ele se sinta seguro e querido. Acho que a criança sem rotina fica muito insegura, sabe? Obrigada pela visita e obrigada de novo pelos presentes, acho que a noobaby gostou, já assistimos um Charlie e Lola hoje. :)

      Excluir
  2. Post muito bom, só acho que faltou levar em conta o temperamento do bebê nessa questão de rotina/portabilidade/dormir. Até semana passada eu concordava contigo nisso, mas depois do que eu vivi esse fim de semana, acho que o temperamento do bebê é um fator chave! Eu me matando pra botar o Lucas numa rotina e evitando sair etc e tal nas horas da soneca; aí passo 5 dias em Floripa visitando meus pais e irmão/cunhada e digo pra família "não posso sair/fazer tal coisa em tal hora pq é hora da soneca do baby", e eles "pfffffffffffffffffff bobagem!" Pois é, dito e feito: fui ajudar com a festa da sobrinha (e ir na mesma festa no dia seguinte) em horários que entravam nos de soneca do Lucas e o guri SURTOU! Foram 5 dias dos infernos pq era tudo fora da rotina... mas aí entendi o pq deles acharem que eu era fresca e era tudo bobagem essa coisa de rotina: meu sobrinho que mora lá tem 20 dias a menos que o Lucas e é o famoso "Angel baby", dorme em QUALQUER lugar, a qualquer hora, não precisa embalar nem fazer nada pra dormir, levam pra qualquer lugar, mal chora e não tem NADICA DE NADA de rotina! Não sei a longo prazo quais serão os efeitos disso nele e na vida dos pais dele (praticam livre demanda e cama compartilhada), mas tenho certeza de que o temperamento do bebê tem graaaande influência! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o post número 1! hehehe Sim, o temperamento tem tudo a ver. Com bebês que não são "angel", rotina é importantíssimo. E quando a gente sai dela, as coisas ficam descontroladas mesmo, mas tendo uma (rotina), fica bem mais fácil de colocar as coisas de volta no lugar.

      Excluir